CARTA DE ORIENTAÇÃO AS(AOS) PSICÓLOGAS(OS): PSICOLOGIA E ESOTERISMO

Por AbrapePsicologiaComentários fechados

Divulgação CRPSP por e-mail em 10/12/2014

Prezadas(os) Colegas,

A razão de nos dirigirmos a você durante este evento é de ordem preventiva, na medida em que tem sido muito comum que psicólogas(os), no uso de suas atribuições profissionais na Psicologia, não respeitem a fronteira existente entre os Conhecimentos Tradicionais, como os de Esoterismo, por exemplo, e os Conhecimentos Científicos da Psicologia. Assim, por não fazerem distinção entre essas duas racionalidades, incorrem em desvio de conduta no campo da Psicologia que, não raro, redunda em fiscalização e em processos éticos.
No campo da religião/esoterismo são bem conhecidos as propostas de Jung, entre outros, que trabalham com uma construção epistemológica não hegemônica de ordem Transpessoal, mas existem fronteiras que precisam ser respeitadas.Uma das principais providências que uma(um) psicóloga(o) precisa ter ao atuar nesse campo diz respeito à publicidade, assim, é fundamental que os conhecimentos da psicologia não sejam associados com conhecimentos de outra ordem (Resolução CFP 010/97 – ver livrete). Além disso, deve-se cuidar do princípio da laicidade de modo não induzir os pacientes a nenhum tipo de crença (Código de Ética, Art 2 “b” – ver livreto).
Portanto, no afã de contribuir para que a categoria seja bem orientada, o CRPSP vem discutindo o assunto por meio de seu Núcleo de Métodos e Técnicas Psicológicas (NMTP) – Sub Núcleo DIVERPSI – além da própria Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), e acabou de publicar o caderno que estamos distribuindo neste evento: “PSICOLOGIA, LAICIDADE, ESPIRITUALIDADE, RELIGIÃO E OS SABERES TRADICIONAIS”, que contém as referenciais básicas para atuação profissional na área.
Além disso, mantém um site atualizado com vídeos, entre outras orientações para o campo profissional www.crpsp.org.br/diverpsi.
Se você, psicóloga(o), tem interesse em manter-se atualizada(o) sobre fronteiras entre esses campos de atuação profissional, consulte o site supracitado e participe de nossa lista de discussão laipsi@googlegroup.com .
Se essas orientações não foram suficientes para ajudarem você a compreender o campo de atuação profissional, não hesite, contate-nos pessoalmente, por e-mail ou telefone.

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo
Rua Arruda Alvim, 89 – tel. 3065-9494 – email: orientação@crpsp.org.br